o olhar no tempo:
encontros e trânsitos

sobre catálogo
Foto vertical de uma idosa olhando o retrato antigo de uma menina, colado na parede. A idosa está de perfil, segura uma bengala de madeira com as duas mãos juntas em frente ao corpo, veste uma calça preta e uma blusa preta e branca. Ela está olhando para cima, para o rosto da menina. Na foto antiga a menina aparece em tamanho um pouco maior que o natural. Ela está de pé num chão de terra batida, junto a uma cadeira de madeira. Tem cabelos curtos e lisos, com corte chanel. Usa um vestido branco curto, de cintura baixa, sapatos boneca bem usados e meias brancas curtas. Suas pernas estão sujas. Ela apoia um dos braços no encosto da cadeira e suas mãos estão juntas. Está ligeiramente de perfil, com o olhar ao longe, e tem as pernas cruzadas, numa pose harmônica e claramente arranjada pelo fotógrafo. No cantinho da foto está escrito "1929", e, embaixo, "Estava c/ 6 anos".
Imagem horizontal de uma parede branca com a primeira frase: As crianças de 1932 ainda estão olhando para nós.
Foto horizontal de um casal passando com um bebê num carrinho, todos de perfil, olhando uma foto antiga colada na parede. A foto colada tem cerca de 3m x 2m e mostra um grupo de 14 crianças, que têm entre 4 e 11 anos de idade. As crianças posam olhando para a câmera. Todas estão de pé, menos a mais velha; ela está sentada no centro do grupo e segura pela mão uma bebê de dois anos ou menos, que está em pé, de vestido e touca. Na foto maior, atrás da parede, aparece um gramado, uma calçada, uma árvore, algumas plantas e um prédio de apartamentos ao fundo.
Foto horizontal de duas mulheres passeando com um cachorro e olhando uma foto antiga colada na parede. A foto colada tem cerca de 3m x 2m e mostra um grupo de 14 crianças (é a mesma da imagem anterior). As duas mulheres estão no canto esquerdo da foto e o cachorro no canto direito, já quase saindo do quadro. Atrás das mulheres vê-se uma grande planta, árvores e prédios de apartamentos ao fundo.
Foto horizontal de um homem passando de bicicleta, de lado para a câmera, da direita para a esquerda. Ele usa roupas de ciclista e um capacete de formato futurista, próprio para esse esporte. Suas roupas, capacete e bicicleta são vermelhas com detalhes brancos. Está em frente à parede onde está colada uma foto antiga (a mesma das imagens anteriores). A roda da frente da bicicleta está junto ao canto da foto antiga. Atrás da parede vê-se uma árvore, um orelhão, algumas plantas e dois prédios.
Foto horizontal de uma idosa numa cadeira de rodas, com vestido e chapéu brancos, empurrada por uma mulher jovem. Elas estão em meio perfil, no canto esquerdo. A idosa olha para uma boneca igual a um bebê, de vestidinho, deixada na calçada, no canto direito. Entre as mulheres e a boneca vê-se a parede branca com a mesma foto antiga das imagens anteriores, só que parte da imagem foi arrancada, no lado esquerdo e na parte de cima à direita. Atrás da parede há grama, plantas e um prédio.
Foto horizontal de uma boneca igual a um bebê, careca e de vestidinho, sentada na calçada no canto direito. A imagem foi enquadrada de baixo, junto ao chão. Atrás da boneca vê-se a parede branca onde estava uma foto antiga, a mesma das imagens anteriores. A foto foi quase inteiramente arrancada e não se vê mais nenhuma criança. No lado esquerdo aparece uma estreita faixa do fundo, com árvores e um prédio.
Imagem horizontal de uma parede branca com a segunda frase: Todos estão aqui e agora.
Foto horizontal de um pátio de cimento entre dois prédios. Na metade esquerda vê-se um prédio ao fundo, um homem olhando para trás e três homens passando de frente para a câmera. O da esquerda está fazendo um gesto com os braços para cima, em arco, como uma bailarina. O do meio olha para a câmera. Na metade direita está a parede do segundo prédio, onde foi colada uma foto antiga, em tamanho natural, de um casal de noivos. O noivo está de terno preto e a noiva de vestido branco longo, de cetim, com véu e buquê. Ele está sério; ela sorri levemente e é muito bonita. Ambos olham para a câmera.
Foto horizontal no mesmo local anterior. A parede com a foto antiga ocupa metade da imagem. Há dois homens de meia-idade, um andando em direção à câmera, mais longe, e um parado no lado esquerdo da foto. Ele está de perfil, com as mãos no bolso, olhando para a foto antiga. Entre eles vê-se um poste de rua, preto e baixo, com três globos de vidro.
Foto horizontal no mesmo local anterior. A parede com a foto antiga ocupa um terço da imagem, à direita. No canto esquerdo há uma mulher passando, de lado, olhando para a foto com ar sério, quase carrancudo. Tem cabelos lisos na altura do ombro e está de blusa e calça preta.
Imagem horizontal de uma parede branca com a terceira frase: O que vemos é o que nos olha?
Foto horizontal de um homem passando e olhando para a foto antiga de uma menina pequena, que ocupa a metade direita da imagem. O homem está no lado esquerdo, em meio perfil, sério. Vê-se a calçada, dois sacos de lixo, um ônibus passando na rua e, no fundo, a parte de cima de três prédios que surgem detrás de um paredão com guarda-corpo. (Quem é de Brasília vê que o homem está saindo da rodoviária do Plano Piloto.) Na foto antiga a menina aparece em tamanho um pouco maior que o natural. Ela está de pé num chão de terra batida, junto a uma cadeira de madeira. Tem cabelos curtos e lisos, com corte chanel. Usa um vestido branco curto, de cintura baixa, sapatos boneca bem usados e meias brancas curtas. Suas pernas estão sujas. Ela apoia um dos braços no encosto da cadeira e suas mãos estão juntas. Está ligeiramente de perfil, com o olhar ao longe, e tem as pernas cruzadas, numa pose harmônica e claramente arranjada pelo fotógrafo. No cantinho da foto está escrito "1929", e, embaixo, "Estava c/ 6 anos".
Foto horizontal no mesmo local da imagem anterior. Em frente à foto antiga da criança está passando um senhor de boné, de cabelos e bigode brancos, em meio perfil, apressado e sério, olhando para o chão à frente. Alguns metros atrás dele vem andando uma mulher jovem, de óculos escuros, também séria e olhando para a frente. A pista atrás dela está vazia; na pista mais ao longe há muitos carros e ônibus.
Foto horizontal do mesmo local da imagem anterior, agora enquadrado de frente e de longe, do outro lado da rua. Quatro pessoas atravessam a faixa de segurança, de frente para a câmera: um homem jovem falando ao celular; um homem de cabeça baixa, apertando os olhos com a mão; uma vendedora de água, empurrando um isopor num carrinho; e uma menina de 10 ou 11 anos. Do outro lado da rua vê-se o paredão onde está colada a foto antiga, no canto esquerdo da parede e no centro da foto maior. Encostada à foto antiga há uma mulher jovem, em meio perfil, e à sua frente um poste com um semáforo. Ao fundo vê-se um viaduto, ônibus, carros e prédios.
Foto horizontal mostrando a mesma foto antiga colada na parede, na metade direita da imagem. Na outra metade está uma cadeira de madeira de aparência antiga, cinza claro, virada para o fundo e para a esquerda. A rua está inteiramente vazia exceto por um homem bem ao longe, de pé, parado, encostado num guarda-corpo. Mais ao longe vê-se um paredão de concreto e o topo de três prédios.
Imagem horizontal de uma parede branca com a quarta frase, em quatro linhas: Quem passa / e quem fica? / O tempo passa? / O tempo fica?
Foto vertical de uma mulher passando de costas para a câmera, à direita. Ela tem cabelos lisos e compridos, avermelhados; usa jeans e blusa lilás, carrega uma grande bolsa e um guarda-chuva. Está andando devagar, cabisbaixa, numa calçada de cimento. Do seu lado direito há rampa; à frente, uma parede alta que ocupa todo o fundo da foto. No canto esquerdo da parede, em cima, está colada uma grande foto vertical de uma menina em pé, de mãos postas, olhando para a câmera, com um vestido branco e longo de mangas compridas, cabelo louro comprido, asas e auréola de anjo. A parede do fundo e a da rampa são revestidas de ladrilhos antigos e muito sujos. Há vários cartazes colados, alguns sobre outros, em diferentes estados, alguns já totalmente arrancados. Nenhum foi colado em cima da foto antiga; eles respeitam uma certa distância e não passam da metade da sua altura, pois a foto está bem alta.
Foto horizontal do mesmo local anterior. No alto, ao centro, está a foto do "anjo". Do lado esquerdo do paredão vê-se um pedacinho da rua em perspectiva, o teto do viaduto próximo e outro viaduto ao longe. Há diversas pessoas andando em direção à câmera, algumas bem próximas e outras ao longe. A mais próxima, no canto direito, é uma mulher com a testa ligeiramente franzida, mas esboçando um sorriso e olhando para a câmera com um olhar intenso. Dois passos atrás dela há uma jovem que também olha para a câmera, com um meio-sorriso despreocupado.
Foto horizontal do mesmo local anterior, mas num ângulo diferente. Foi tirada na entrada de um prédio, onde, no lado direito, um homem de costas se inclina para olhar para fora. A rampa de acesso ao prédio e seu guarda-corpo de ferro aparecem da esquerda para a direita. Na parte central, em cima, está a foto do "anjo" sobre a parede. À esquerda da parede vê-se a rua, carros passando, o teto do viaduto e da rodoviária, e ao longe alguns ônibus estacionados e pessoas andando.
Foto horizontal no mesmo ângulo da imagem anteior. No centro da foto, bem perto, um homem de meia idade está chegando de frente, de cenho franzido e boca entreaberta, apressado, olhando para o chão. À direita dele vê-se a foto do "anjo" na parede. À esquerda estão a rampa, a rua com carros em movimento e a rodoviária.
Foto vertical mostrando um detalhe de duas asas de uma fantasia de anjo. As asas são de penas brancas, em forma de V, e ocupam quase todo o quadro. Por trás do V aparece a foto do "anjo", dos joelhos para cima. A menina-anjo olha séria para a foto e pode-se ver melhor os detalhes, como as asas, a auréola e seu rosto expressivo.
Imagem horizontal de uma parede branca com quinta frase, em três linhas: A fotografia / mistura espaços / e reúne tempos.
Foto horizontal de duas jovens passando de perfil, com os rostos ocultos, da direita para a esquerda. Elas têm cabelo comprido e escuro e usam roupas escuras; estão afastadas uma da outra. Vê-se uma calçada de cimento e depois o chão de terra com mato seco aparado. Da metade da foto para cima, enquadrado de frente, há um paredão revestido de ladrilhos claros, velhos e sujos. A parede tem grandes manchas escuras.Entre as duas moças vê-se uma foto vertical colada na parede, a cerca de oito ou nove metros de distância da câmera, mostrando uma menina de cabelos escuros, com seis ou sete anos, sorrindo e olhando ligeiramente para o lado. Está de mãos postas e toda de branço: vestido, véu e grinalda, luvas, meias e sapatos.
Foto horizontal de duas mulheres passando juntas na calçada, da esquerda para a direita, de perfil, olhando para a foto da menina. A foto antiga está enquadrada em perspectiva e mais de perto que na imagem anterior.
Foto vertical mostrando o paredão, o chão de terra e oito pessoas passando de perfil, da direita para a esquerda. Todas estão meio cabisbaixas. Do meio para a parte de cima da imagem vê-se as folhas de uma árvore, em silhueta, quase pretas. Na parte de baixo vê-se a sombra da árvore. Ao fundo, no centro, a foto antiga colada na parede.
Foto vertical mostrando o detalhe da parte de baixo de um véu de filó branco. Ele sai da parte central, no alto, e vai até a parte de baixo, na esquerda. No fundo, à direita do véu e parcialmente encoberta por ele, vê-se a foto antiga mais de perto, com mais detalhes da menina e de suas roupas. Aparece uma pequena parte da parede degradada em volta da foto e do véu, e uma faixa de grama verde escura embaixo.
Imagem horizontal de uma parede branca com a sexta frase: Dois tempos conversam. Ou são um tempo só?
Foto horizontal de um menino de uns 11 anos, descalço, de short e casaco de moletom; as roupas são tão grandes para ele que as mangas cobrem totalmente suas mãos. Ele está em meio perfil, em movimento, tem a boca entreaberta e olha para cima e para a direita, em direção à foto antiga colada na parede. Atrás do menino, bem mais longe e numa área escura da imagem, há um ônibus estacionado e várias pessoas passando. A foto antiga é vertical e está sobre uma parede bem iluminada, de concreto e com formato incomum. A parede sai da parte de cima da imagem, à esquerda, e desce até quase a parte de baixo, à direita. A foto na parede mostra dois homens, um de meia idade e um mais jovem, virados em meio perfil, um para a esquerda e outro para a direita. Ambos estão sérios e olham ao longe. O mais velho, à direita, está sentado sobre a grade de um carrinho industrial de movimentação de mercadorias, com as pernas cruzadas e um dos pés no piso do carrinho. Abaixo vê-se um pequeno rodízio e o chão de terra batida. O homem está de paletó escuro, calça clara e gravata borboleta, e segura um chapéu panamá em uma das mãos. O rapaz ao seu lado está de pé e segura um chapéu panamá debaixo do braço. Ele veste terno escuro e gravata comum. Parte do lado esquerdo da foto original, embaixo, foi desgastada pelo tempo até ficar branca, e há pequenas manchas sobre o resto da superfície.
Foto horizontal no mesmo local da foto anterior, mostrando em primeiro plano um homem de braços bem abertos, olhando para a câmera com um meio sorriso e um olhar gaiato. Na mão esquerda ele segura uma dúzia de fileiras de saquinhos de mel, desses que se vende para chupar em porções individuais. Na mão direita segura um copinho plástico com algo que pode ser mel ou cachaça amarela. Seu ombro e braço direitos estão na frente da foto colada na parede, bem visível atrás dele. Ao fundo, na área mais escura, vê-se um ônibus estacionado e pessoas na rodoviária.
Foto horizontal no mesmo local da anterior, agora enquadrando mais de perto a foto antiga, que está encostada à margem direita e à de cima. No lado esquerdo, bem na ponta, está uma mulher andando apressada em direção à câmera e olhando de lado para a foto antiga, com a testa franzida. A mulher está bem iluminada. Atrás, na área mais escura, vê-se um ônibus estacionado e outras pessoas a poucos metros; ao fundo vê-se a rodoviária com pessoas circulando.
Foto horizontal no mesmo local, mostrando em primeiro plano, no chão, um chapéu de palha com a aba curta e uma faixa preta acima da aba. A foto foi enquadrada do chão, mostrando o chapéu bem de perto. Acima e um pouco à direita dele vê-se a foto antiga na parede. Atrás da parede há um quiosque com parede de metal, alguns cartazes com propagandas e três pessoas passando de perfil, da esquerda para a direita, olhando em frente.
Imagem horizontal de uma parede branca com a sétima frase, em três linhas: Muitos tempos / muitos lugares / aqui.
Foto horizontal mostrando uma parede marrom acinzentado com uma grande foto antiga do lado direito. A parede está enquadrada de frente. No lado esquerdo há uma mulher de perfil andando em direção à direita, de cabelo preto e liso até a altura das orelhas. Ela está de vestido curto e preto, sapato preto de salto baixo e bolsa preta. Entre a mulher e a foto antiga há três nomes pixados na parede, com spray preto. A foto é oval, está sobre fundo branco e parece datar do final dos anos 1800 ou começo dos 1900. Mostra duas mulheres do peito para cima, em meio perfil, sérias, olhando ao longe, com chapéus de abas largas. As duas parecem olhar na direção da mulher que preto, que está olhando para elas.
Foto do mesmo local enquadrado de frente, porém mais de longe. A foto antiga está ao fundo. No centro da imagem estão passando seis pessoas da direita para a esquerda, de perfil, andando separadas, em diferentes distâncias. Elas olham para a frente ou para baixo, exceto por uma mulher que parece olhar a foto antiga. As duas mulheres na foto antiga estão visíveis, bem no meio desse grupo de pessoas passando.
Foto do mesmo local enquadrado de frente, de perto, com a parede em perspectiva. Na metade direita está a foto antiga. Na metade esquerda, em primeiro plano, há um rapaz olhando para a câmera e posando para a foto, fazendo um hang loose com cada mão e dando um pequeno sorriso. Uma das mãos está acima da cabeça, com braço e antebraço fazendo um ângulo reto. A outra mãoestá na frente do peito. Ele usa dreads curtos; sua postura é graciosa e seu olhar é um pouco inseguro. O rapaz aparece do alto das coxas para cima e seu corpo encobre parcialmente algumas pixações na parede.
Foto no mesmo ângulo da anterior, um pouco mais perto da foto antiga, que aparece na metade direita. A margem branca da foto antiga tem dois nomes pixados com caneta grossa. Sobre o rosto de cada mulher está colado um papel A4; no primeiro está escrito "pós-" e no segundo "crack". Há uma pessoa em movimento no lado esquerdo da foto maior, vista das coxas para cima. Tem cabelo curto, está de lado/costas e segura um cigarro apagado nas mãos, que estão juntas na frente do corpo. Usa calça e um moletom vermelho grande demais, velho e de aparência suja.
Imagem horizontal de uma parede branca com a oitava frase: A vida muda num piscar de olhos?
Foto horizontal enquadrada rente ao chão, mostrando, à esquerda, uma parede branca com uma grande foto antiga. À direita, ocupando dois terços da imagem, há um prédio de três andares sobre pilotis, com fachada branca e verde clara. Duas adolescentes estão andando na direção da câmera, conversando, a cerca de quatro metros, no canto à direita. A foto antiga mostra uma mulher segurando um bebê, ambos sorrindo. Ela usa blusa clara e saia escura e comprida, e seu penteado parece ser dos anos 40.
Foto horizontal do mesmo local, com o mesmo enquadramento rente ao chão. As mesmas adolescentes, com a mesma roupa, estão passando de volta, de costas, em primeiro plano, no centro da foto. À esquerda delas a foto antiga aparece rasgada pela metade, de cima a baixo, e não se vê mais o bebê.
Foto horizontal do mesmo local, mostrando o mesmo ângulo entre a parede branca e o prédio, desta vez um pouco mais de perto e num enquadramento na altura normal. Na calçada em frente ao prédio, a cerca de oito metros de distância, está passando um casal. Eles estão de lado, andando para a direita e levando um cachorro pela guia. A mulher, que está mais próxima, olha para a foto na parede.
Foto horizontal da parede vista de frente, com a foto antiga à esquerda, a calçada e uma faixa de gramado na frente. Na parte direita vê-se o tronco de uma grande árvore, outra calçada e parte do prédio. Uma mulher de mãos dadas com uma menina vem em direção à câmera, já bem perto. A menina parece ter seis anos e está falando com a mulher.
Imagem horizontal de uma parede branca com a nona frase: Olhamos para eles aqui e lá, hoje e em 1940, ao mesmo tempo.
Foto horizontal mostrando seis pessoas, três à esquerda e três à direita, como se formassem duas filas paralelas. No centro, ao fundo, está colada uma foto antiga numa larga coluna de concreto. O lugar parece ser uma rodoviária; vê-se parte de um ônibus na margem direita e parte de uma fileira de lojinhas na margem esquerda. As três pessoas da "fila" à esquerda estão olhando a foto antiga; o homem da frente, de meia idade, grisalho, se inclina para a frente, parecendo curioso.A foto antiga é vertical e mostra um jovem casal sentado, olhando para a câmera. A mulher sorri, com as mãos sobre o colo; ela usa um vestido claro com pequenas estampas. O homem usa camisa de mangas curtas e suspensório. Eles estão ligeiramente inclinados um para o outro. Pequens faixas da foto foram arrancadas nas margens laterais.
Foto horizontal mostrando a coluna com a foto antiga em perspectiva, na parte de cima, do centro para a esquerda da imagem. À direita há uma mulher de pé, de perfil, olhando a foto. Um pouco mais longe vê-se parte de uma pessoa de perfil, encostada atrás da coluna, olhando para longe. Mais perto da câmera, no cantinho da esquerda,está passando um menino de quatro ou cinco anos, já saindo do quadro. Ao fundo vê-se lojinhas da rodoviária, que está quase vazia.
Foto horizontal; a foto antiga aparece maior, à direita, junto à margem. Ao lado e ao fundo há algumas pessoas e as lojinhas. Um homem de boné está passando no lado esquerdo, já quase saindo da margem, de frente para a câmera e bem perto. Ele olha para a câmera com uma expressão meio agressiva, meio de desdém. Atrás dele há outro homem, também andando em direção à câmera, mas com a cabeça virada para olhar a foto, que está ligeiramente atrás dele.
Foto horizontal mostrando em quase todo o quadro a coluna de concreto com a foto antiga. À esquerda vê-se uma estreita faixa do fundo em perspectiva, com pessoas ao longe. Em primeiro plano há uma câmera fotográfica muito velha, que aparenta ser do começo do século passado. Ela aparece de frente, a meia altura, apoiada num tripé, com um dos lados se sobrepondo à foto antiga.
Imagem horizontal de uma parede branca com a décima e última frase, em três linhas: [ Saudade ] / A memória da minha família / também pode ser a sua?
Foto horizontal mostrando, na metade da direita, uma coluna de concreto e uma grande foto antiga, quadrada. Na metade esquerda há um ônibus estacionado, três pessoas passando ao lado e outras ao fundo. Bem à esquerda e perto da câmera há uma mulher de perfil, andando em direção à foto antiga e olhando para ela com ar de espanto. A foto antiga mostra três crianças posando: uma menina de três anos, de pé; um bebê de seis meses sentado numa cadeira; e um menino de dois anos, de pé. A menina está à esquerda, com um braço atrás da cadeira, e o menino à direita, com uma mãozinha sobre o assento. O bebê está no meio, descalço, gordinho. A foto está muito maltratada, com parte das margens apagadas pelo tempo, várias manchas brancas e marcas de dobras. Algumas manchas estão sobre as crianças. Elas estão sérias, olhando para a frente. Há um certa melancolia nesse conjunto.
Foto horizontal do mesmo local, com o mesmo enquadramento. Junto à coluna com o retrato das crianças há um homem dormindo no chão, de lado, descalço. O lado de cima do seu corpo está sobre a margem inferior da foto antiga. Bem perto da câmera há um homem passando no lado esquerdo, indo para a direita e olhando a foto. Atrás dele vê-se parte de um ônibus, dois homens com camisa de uniforme azul claro e pessoas no fundo, ao longe.
Foto horizontal mostrando um detalhe da foto antiga, que ocupa quase toda a imagem. Os rostos das crianças estão bem visíveis, e pode-se ver seus olhares sérios e intensos. À direita há uma estreita faixa onde se vê o fundo, vários metros atrás: parte do balcão de uma lanchonete e três pessoas de perfil, viradas para a esquerda. A primeira é um velho de longas barbas brancas; chapéu branco de pano, com abas largas; camisa social branca, maior que seu número e amarrotada; e uma calça larga e branca. Ele está com a mão sobre a barba e olha para a frente, parecendo pensativo. A segunda é uma jovem de cabelos compridos e lisos, falando ao celular e inclinada para o lado, dando uma grande risada. A terceira é um jovem olhando para a frente, sério.
Foto vertical mostrando a parte de baixo da coluna com a foto antiga colada. Parte da margem esquerda foi arrancada, assim como pequenos pedaços no centro da imagem, mas ainda pode-se ver bem as crianças. À direita da coluna aparece um pedacinho do fundo, onde se vê bem ao longe um homem de perfil, entrando no quadro. Em primeiro plano, no chão escuro em frente à coluna, está um cavalinho de pau de madeira clara, desses em que crianças pequenas se sentam e balançam.